Nossa Equipe juntamente com os músicos Poliana Alves e Maurício Orosco em evento organizado pela AMEP em setembro de 2025.


Pessoas que fazem a cultura acontecer
A música erudita é uma das expressões mais ricas da sensibilidade humana — une técnica, emoção e história em cada nota. Ela atravessa gerações, inspira e transforma, mantendo viva a essência da arte em sua forma mais pura.
Por trás de cada concerto, ensaio e apresentação, existem pessoas que dedicam tempo, talento e paixão para que a cultura floresça. São músicos, professores, regentes e amantes da arte que acreditam no poder da música para educar, emocionar e unir a comunidade.
A AMEP se orgulha de reunir esses profissionais comprometidos com a valorização da música erudita em Patos de Minas e região. Cada integrante é parte fundamental desse movimento que mantém viva a tradição, o aprendizado e a beleza da nossa cultura musical.


WANDERSON PAULO SANTOS
Fundador - AMEP
Natural de Patos de Minas-MG, possui graduação em Música - Bacharel em Violão Clássico pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2023). Em 2022 defendeu sua pesquisa de TCC com o tema "A aplicação da técnica violonística em repertório de interesse do aluno no Conservatório Municipal de Patos de Minas". Possui pós-graduação em Música pela FAVENI sobre o tema “Aspectos norteadores para uma interpretação violonística coerente”. É instrutor efetivo de violão clássico/popular da Prefeitura Municipal de Patos de Minas - Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues desde 2016. Foi idealizador e organizador do concurso interno de violão clássico do conservatório municipal de Patos de Minas-MG 2019, 2020. Foi idealizador, organizador e diretor geral do Primeiro Festival de Violão do Conservatório Municipal de Patos de Minas-MG em 2023. É idealizador, maestro e arranjador da orquestra de violões de Patos de Minas-MG 2020 . Membro fundador da AMEP-associação de música erudita de Patos de Minas. Participou do Festival Internacional de Violão em Campo Grande realizado pela UFMS 2024. Participou de Oficinas e master classes com grandes nomes do violão nacional e internacional como Thomas Patterson, Duo Siqueira Lima, Luís Leite, Sergio Fernandes, Fabio Zanon, Maurício Orosco, entre outros. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Violão Clássico. É idealizador e organizador do Festival de Violão no Conservatório Municipal de Patos de Minas em 2023. É idealizador e organizador do concurso interno de Violão clássico - Violão em Cena no Conservatório Municipal de Patos de Minas 2019. Como violonista, integrou diversas formações instrumentais junto a instrumentos como piano, flauta, clarinete, trombone, violino, quarteto de violões e voz.


HOLMES MOLINARI
Natural de Formiga iniciou seus estudos de música em 1997, no ano de 2001 passou a estudar flauta transversal na EMMEL (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima - Formiga), tocou durantes anos na Banda Municipal do munícipio e na Asas do Tempo, com a regência do professor Gilbran Zorkot. Estudou no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Foi membro das orquestras ORB (Orquestra Ribeiro Bastos) e da OPAS (Orquestra Pró-Arte Sinfônica) da cidade de São João del-Rei. Participou de diversos festivais de música: VII e VIII Festival Internacional de Flautistas; 3 Vertentes Musicais; 24 Inverno Cultural, Flauta Gerais, I Encontro de Flautistas, participando de masterclass com vários flautistas renomados como: Sergio Barrenechea, Juliano Arruda, Marcelo Parizzi, Sergio Morais, Renato Axelrud, entre outros. Foi regente e professor da Banda Lira São José da cidade de Formiga-Mg e professor de musicalização, flauta doce, flauta transversal e teoria musical no projeto Garoto Cidadão da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Arcos -MG.Graduado em Licenciatura em Música com Habilitação em Flauta Transversal pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na classe do professor Antonio Carlos Guimarães e pós graduado em Educação Inclusiva e Especial pela FAVENI. Atuou na Orquestra do Departamento de Música da UFSJ e na Banda Sinfônica do Conservatório de São João del-Rei, foi regente da Banda Lira Mariana Patense na cidade de Patos de Minas. Atualmente é Instrutor musical no Conservatório Municipal "Galdina Corrêa da Costa Rodrigues da cidade de Patos de Minas, nas áreas de Teoria Musical, Flauta doce, Educação Especial e História da Música, faz parte dos grupos de música do Conservatório, grupo de Câmara, Trio e camerata de flautas doces entre outros.


MARCIA FERNANDA DE SOUSA
Vice Presidente / Produtora - AMEP
Participou como coordenadora e organizadora do primeiro festival de violão do conservatório municipal de Patos de Minas-MG 2023. É secretaria tesoureira da Associação de Música Erudita de Patos de Minas-MG. Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na cidade de São Gotardo-MG. Atua como Violonista e clarinetista em eventos como, casamentos, Recepções na região de Patos de Minas-MG. Estudou Clarinete com o maestro Antônio Carlos. Possui formação em Teoria Musical e Violão Clássico pelo Conservatório Municipal de Patos de Minas-MG, sobre orientação dos professores, Bruno Rodrigues e Wanderson Paulo. Atualmente é integrante da Orquestra de violões de Patos de Minas-MG. Participou do Curso de técnica violonística com o professor Wanderson Paulo no conservatório municipal de Patos de Minas-MG. Participou do curso de técnica violonística com o professor Thomas Patterson-University of Arizona-EUA, 2024. Integrante da banda Corporação Musical Sargento Gabriel de São Gotardo-MG. Participou do festival internacional de violão da universidade federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande – MS,2024, como concertista, representando a cidade de Patos de Minas-MG a convite da UFMS. Participou como solista na orquestra de violões no festival Cine Território Patos de Minas-Mg. Participou de masterclasses com grandes nomes do cenário brasileiro e internacional do violão clássico como, Mauricio Orosco, Maria haro-Uruguai, Roger Schena, Edelton Gloeden, Emiliano leonard- Itália e Thomas Patterson-EUA.








BRUNO RODRIGUES
Diretor de mídias
Natural de Arcos/MG, iniciou aos 18 anos seus estudos em música e violão erudito. Em 2007, ingressou na Escola de Música Municipal “Maestro Ivan Silva", em Divinópolis/MG, onde estudou com o professor Thiago Marques do Nascimento. Nesse período, integrou a Orquestra de Violões de Divinópolis e participou de Master Classes em Belo Horizonte com o alaudista Hopkinson Smith e com o violonista Juan Francisco Padilla. Em 2008, foi selecionado no Concurso Jovem Músico de Divinópolis, realizando um recital solo no Teatro Municipal “Usina Gravatá".
Em 2010, ingressou no curso de violão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sob orientação do professor Dr. Guilherme Vincens. Durante o período acadêmico, participou de Master Classes com o Duo Siqueira Lima, os violonistas José Antonio Escobar e Isaac Bustos, e o guitarrista Matt Warnock, além de oficinas pedagógicas e de performance.
Posteriormente, estudou violão popular com o Mestre Gilvan de Oliveira na Universidade Livre de Música Popular Bituca, em Barbacena/MG, onde também teve a oportunidade de estudar música com o renomado educador e compositor Ian Guest.
Desde 2016, atua como professor de violão no Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, em Patos de Minas/MG, onde desenvolve um trabalho voltado à formação técnica e artística de novos violonistas. Durante sua trajetória na instituição, participou de grupos de violões, como a Camerata de Violões do Conservatório, sob direção do professor Stênio Caixeta — grupo que coordenou por um período — e o grupo “Os Hobbits”, sob direção do professor Wanderson Paulo.
Em 2024, participou do VII Festival Internacional de Violão de Campo Grande, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), integrando a Orquestra de Violões de Patos de Minas, sob a direção do violonista e colega de trabalho Wanderson Paulo, ao lado de alunos do conservatório. Durante o evento, teve a oportunidade de participar de oficinas de técnica com o renomado violonista Thomas Patterson, professor da Universidade do Arizona (EUA), e de Master Classes com o grande Edelton Gloeden, entre outros nomes de destaque do cenário violonístico internacional.
OTÁVIO MAGALHÃES RAUSIS
Conselho fiscal - Diretor artístico
Natural de Patos de Minas-MG, cursado em Teoria musical para crianças e adolescentes (TCA) e violão clássico, sob orientação do professor Wanderson Paulo, pelo Conservatório Municipal “ Galdina Corrêa da Costa Rodrigues” (2023). Atuou como assistente de produção no 1° Festival de Violão do Conservatório de Patos de Minas em 2023. Em maio de 2024, participou como músico violonista do Festival Cine Território. Em junho de 2024, participou como músico Violonista do III Festival Cultural e Gastronômico de Arapuá. Em julho e agosto de 2024, participou como músico violonista do VIII Festival Internacional de violão de Campo Grande. Membro fundador e do conselho fiscal da AMEP - Associação de Música Erudita de Patos de Minas. Participou de Oficinas e master classes com grandes nomes do violão nacional e internacional como Thomas Patterson, Maurício Orosco, Roger Schena, entre outros. Como violonista, integrou a Orquestra de Violões de Patos de Minas.
RODRIGO MARTINS PEREIRA
Conselho Fiscal
Nascido aos 16/09/1977 na cidade de São Paulo, residente em Patos de Minas desde 1993, advogado formado pelo Centro Universitário de Patos de Minas em 2001, entusiasta da cultura musical, violonista amador, fez parte da camerata de violões do conservatório municipal sob orientação do professor Wanderson Paulo e integrou a orquestra de violões de Patos de Minas, exerce atualmente o cargo de membro do Conselho Fiscal da AMEP
CARLOS AUGUSTO VIEIRA
Formado no Curso Técnico em Flauta Doce pelo Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (2017), onde foi aluno da Profa. Ms. Larissa Camargo. Licenciado em Música com Habilitação em Flauta Doce pela Universidade Federal de Uberlândia (2017-2023). Durante a sua graduação foi aluno do Prof. Me. Guilherme dos Anjos, do Prof. Dr. Cesar Villavicencio e da Profa. Dra. Paula Callegari. O seu Trabalho de Conclusão de Curso se intitulou “A independência entre sopro, articulação e dedilhado da flauta doce: os desafios técnicos das duas primeiras partes de Gesti (1966), de Luciano Berio”, sob orientação da Profa. Dra. Paula Callegari. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL N 6/2022 PIBICCNPq, no projeto de pesquisa intitulado "Bloco Bisel: o consort de flautas doces e o repertório musical citado na 3 parte de Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino (2022-2023).Em 2025 se formou no curso Bacharelado em Música com Habilitação em Flauta Doce na UFU
Participou como executante na atividade de extensão Master Class de Música Antiga e Concerto Barroco (2017). Participou de três edições do Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia (ENFLADU) em 2018, 2021 e 2022. Participou das duas edições do Festival de Música em Casa (FIMUCA) na classe de flauta em 2020, onde participou ativamente da masterclass do Prof. Ricardo Kanji. Participou de todas as edições do Projeto Bloco Bisel da Profa. Dra. Paula Callegari (2021,2022, 2023 e 2024). Nas duas primeiras edições atuou como monitor e nas demais, como flautista junto ao Grupo de Flauta Doce da UFU.
Em 2023 participou do fórum de debates "Impactos da pandemia na formação superior em Música no Brasil" e apresentou a comunicação oral "O REPERTÓRIO MUSICAL PRESENTE EM LE ISTITUTIONI HARMONICHE (1558), DE GIOSEFFO ZARLINO: CATALOGAÇÃO E POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS COM UM CONJUNTO DE FLAUTA DOCE" no V SEMUCE (Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação).
Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL N 6/2022 PIBIC-CNPq, no projeto de pesquisa intitulado "Bloco Bisel: o consort de flautas doces e o repertório musical citado na 3 parte de Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino (2022-2023). Apresentou um artigo intitulado "O repertório musical presente em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino: catalogação e experimentação prática com um conjunto de flautas doces" no XXXIII Congresso da ANPPOM (2023). No ano de 2024, organizou dois projetos: 01) Canções à Mesa e Recital do Grupo de Flauta Doce da UFU e 02) Recital de Choro no Teatro Experimental de Uberaba (TEU); e, em 2025, o projeto RECORDE(A)R, o qual configurou-se no recital de formatura do bacharelado em flauta doce.
GUILHERME DE OLIVEIRA PAULO
Conselho fiscal
Cirurgião-dentista graduado pela Universidade de Uberaba (2008), com especializações em Reabilitação Oral (Prótese, Implante e Periodontia) e Mestrado Profissional em Periodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas – SP.
Atua como professor, coordenador e responsável técnico do Instituto Suprema Odontologia, desenvolvendo atividades clínicas e acadêmicas voltadas à excelência em reabilitação e estética oral.
Paralelamente à trajetória profissional, é ex-aluno de Violão Clássico do Conservatório Municipal de Patos de Minas sobre orientação do professor Wanderson Paulo, onde participou da Orquestra de Violões e de concursos internos de violão clássico.
tualmente integra o Conselho Fiscal da AMEP – Associação de Música Erudita de Patos de Minas, contribuindo ativamente para a valorização da música e da cultura local.


LUCAS SILVA SOARES
Natural de Patos de Minas – MG, iniciou seus estudos em música e violino no
ano de 2012, em um trabalho social de ensino musical na igreja Congregação Cristã no Brasil. No ano de 2015, ingressou no Conservatório Municipal de Patos de Minas, onde formou-se em Teoria Musical e Violão Clássico, sob orientação do professor Wanderson Paulo. Atua como Violonista e Violinista em eventos na região de Patos de Minas – MG. Participou de diversos festivais como: XXXI e XXXII Concurso Internacional de Violão Souza Lima, nos respectivos anos de 2020-2021, onde obteve premiações em ambas participações; 3° Concurso “Violão em Cena” do Conservatório Municipal de Patos de Minas; Festival Cine Território, em 2024.
Atua como Instrutor de Música e Violino em instituição religiosa desde 2023. Nos anos de 2021 a 2024 participou do Grupo de Violões “Orquestra de Violões de Patos de Minas”.


GILSON ANTUNES ALVES 53 ANOS
Presidente - AMEP
Com quase 15 anos de experiência na área contábil, atua com competência e comprometimento como contador na CARPEC – Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba. É também empresário há mais de um ano, dedicando-se à gestão e ao desenvolvimento de projetos próprios, unindo visão estratégica e espírito empreendedor.
Paralelamente à carreira profissional, estuda Violão Popular no Conservatório Municipal de Patos de Minas, sob a orientação do professor Wanderson Paulo. Já integrou o Grupo de Violões Hobbes e a Orquestra de Violões de Patos de Minas, participando de diversos eventos e apresentações musicais. Atualmente é Diretor-Presidente da AMEP – Associação de Música Erudita de Patos de Minas, contribuindo ativamente para a valorização da música e da cultura local. Também faz parte do grupo de músicos da ADCARMO, atuando como violonista em sua comunidade de fé e expressando, por meio da música, sensibilidade e dedicação artística.